Céu de Guarabira será tomado por asas-delta e parapentes


O diretor técnico da Associação Pernambucana de Voo Livre (APEVL), João Luiz, esteve visitando junto a uma equipe da Prefeitura de Guarabira a Serra da Jurema, nas proximidades do Santuário de Frei Damião na manhã desta quarta-feira (16), para analisar as condições para a prática de asa-delta e parapente. 

O mesmo esteve em reunião com o prefeito Zenóbio Toscano nesta terça (15), quando conversaram sobre a viabilidade de usar a área da Serra da Jurema para voos do tipo.

Segundo João Luiz, a ideia inicial é construir uma rampa para a prática de voo livre em Guarabira como parte das comemorações da Festa da Luz, durante os dias 2 e 3 de fevereiro. Na ocasião cerca de 25 praticantes do voo livre estarão na cidade fazendo as demonstrações. Ainda conforme Luiz, a cidade tem todas as condições para implantação do esporte.

Futuramente, a possível prática permanente do esporte no local estimulará ainda mais o turismo em Guarabira, atraindo pessoas dos mais diversos locais.

Na parte da tarde desta quarta já foram realizados alguns testes por João Luiz, que montou a sua asa-delta e saltou  a partir de um caminhão e sobrevoou a área acima de um loteamento, entre o Bairro Novo e o Santuário Frei Damião.

Parapente
O parapente (paraglider em inglês) é semelhante a um paraquedas pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspensos. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição onde é considerado esporte radical.

Enquanto que o paraquedista se limita "passivamente" a diminuir os riscos de uma aterragem violenta, o parapentista tem um voo dinâmico, onde o piloto controla sua não só a 100% a sua descida como em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes pode manter-se a voar por períodos longos além de poder escolher a direcção para onde quer ir.
Denomina-ser paramotor o parapente no qual um motor é empregado para propelir o piloto.

Asa-delta
A asa-delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa-delta no ar. A origem deste nome, Asa-Delta, deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, como o formato da asa desta aeronave.

Santuário
O Santuário de Frei Damião foi edificado na administração da então prefeita Léa Toscano junto a Zenóbio, que fazia parte da Assembleia Legislativa e foi de fundamental importância para construção do ponto turístico, considerado uma das sete maravilhas da Paraíba.

http://www.portalindependente.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...