Vídeo mostra guarabirense no Aconcágua em 2007


Um vídeo do arquivo pessoal do alpinista guarabirense Josenildo, mostra como foi uma de suas tentativas de alcançar o come das Américas, o monte Aconcágua, na Argentina, com 6.960,8 metros de altitude.

 O monte Aconcágua (Sentinela de Pedra) possui 6 960,8[1] metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. Está localizado no Parque Provincial Aconcágua, cuja entrada fica próxima ao povoado de Puente del Inca. Possui três vias de acesso: a normal, o Glaciar dos Polacos e a Parede Sul. A mais frequentada é a rota normal ou noroeste, que apresenta menos obstáculos técnicos – mesmo assim, não é recomendada para aventureiros não climatizados ou não experientes.

 As outras duas requerem escalada em gelo e rocha. A sua silhueta árida, os cumes gelados, o deserto de um lado e o oceano do outro mostram a magnitude e a magia da natureza. Por ser a montanha mais alta das Américas desafia todos os anos montanhistas de todo mundo a escalá-la. 



Existem alguns locais para acampamentos para quem deseja realizar a subida da montanha: Confluência a 3368 m de altitude, Plaza de Mulas 4370 m – que é o acampamento base –, Nido de Condores a 5560 m e Berlim a 5926 m. Apesar de sua altitude, o Aconcágua não é uma montanha difícil de ser escalada do ponto de vista técnico, pois para atingir o seu cume pela rota normal não é necessário que o montanhista realize escaladas técnicas. Porem a subida pela face sul do Aconcágua é considerada uma das mais perigosas do mundo.

 Para superar blocos de gelo do tamanho de edifícios são necessários bom conhecimento técnico e enorme capacidade física.

 O desafio que a montanha apresenta é um teste de resistência física pois o montanhista tem que superar o frio e a falta de oxigênio comum às grandes altitudes. Abaixo segue uma breve animação que mostra um percurso do Parque Nacional até o cume do Monte. As imagens foram adaptadas por satélites da Nasa e mostram um pouco a dificuldade de escalar esse pico, considerado um dos mais difíceis do mundo.

 Fonte das informações sobre o Aconcágua: pt.wikipedia.org/portalmídia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...