Globo quer tirar os filmes da sua grade

Ainda nos dias atuais é difícil imaginar uma grande rede de televisão brasileira sem espaços para exibições de filmes. Essa possibilidade, para surpresa de todos, já é discutida, internamente na Globo. E, por diversas razões, além da principal que é a de incentivar a criatividade local. 
 
Os filmes, já de alguns anos, têm representado pouca coisa no contexto geral da audiência, embora continuem custando verdadeiras fortunas. Some-se a isso a popularização do cabo, ou sistemas como Netflix, que permitem a qualquer pessoa assistir a um filme na hora que bem entender. Todo esse conjunto de motivos tem levado a direção da Globo a reexaminar a questão e chegar ao que pode vir a ser o mais interessante para as TVs convencionais.
 
 As existências do "Sessão da Tarde", "Supercine", "Tela Quente", além das demais, diante do que se avalia, podem estar muito próximas do fim. Como outro aspecto positivo, entende-se que tudo que hoje é desembolsado na aquisição das produções de fora, poderá ser destinado a outras importantes áreas da programação. Pelo que se ouve no Projac, este parece ser um caminho sem volta. E dos mais interessantes.


Chamada de embarque
Os planos do Ronaldo Fenômeno, antes mesmo da sua contratação pela TV Globo, serão mantidos. A partir do dia 8 de abril, o ex-jogador vai morar em Londres, onde pretende passar algum tempo estudando e fazendo estágio numa empresa de comunicação. Já está tudo organizado para a sua mudança. Inicialmente, ele deseja ficar dois anos fora, mas no meio disso estará no Brasil para a Copa das Confederações.

Jogos da Liga
Galvão Bueno - e não Cleber Machado como se divulgou inicialmente -, vai comandar a transmissão da Globo do primeiro jogo das quartas de final da "Liga dos Campeões", Paris Saint German e Barcelona, nesta terça. Comentários de Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba. Na Bandeirantes, Téo José e Mauro Beting.

Que tristeza
Bandeirantes e Rede TV!, como casos mais gritantes, continuam loteando espaços das suas programações. É uma coisa lamentável. A Rede TV!, por exemplo, fez desaparecer "O Encantador de Cães", da Jacqueline Sato, colocando no lugar dele igreja ou empresas de televendas. A Band também sumiu com o "Auto Mais", que era um dos 3 programas de automobilismo da nossa TV. E sempre muito bem produzido.

Está assim
O SBT ainda não tem data escolhida para a estreia de "Chiquititas". A previsão é para o começo de julho, coincidindo com o início das férias escolares, mas tudo vai depender do comportamento de "Carrossel" até lá. Pode esticar um pouquinho, como também pode diminuir.

Falta pouco
O clima é de paz e harmonia entre Glenda Kozlowski e a Globo. Ela ainda não renovou contrato com a Globo, mas admite que está bem perto disso. Faltam apenas alguns poucos detalhes. Como prova desse bom ambiente, Glenda segue normalmente no "Esporte Espetacular" e foi uma das apresentadoras da festa da grade, na semana passada, em São Paulo.

Nova temporada
O programa "Super Nanny", do SBT, com a Cris Polli, voltará com episódios inéditos a partir do próximo sábado. O horário é o mesmo, 8 e meia da noite.

O futuro
Até para provocar, principalmente, uma movimentação maior de seus autores – há casos em que alguns ficam até três anos parados -, a Globo deseja produzir novelas mais curtas, inclusive na faixa das 9 da noite. Com 140 ou 150 capítulos.

Sem novidades
Por enquanto, a ordem nos interiores do "Primeiro Jornal", na Band, é levar do jeito que está, até que existam decisões mais definitivas sobre o futuro do informativo.
Nisso também se inclui a permanência temporária de Luciano Faccioli na apresentação.

Passando a limpo
Sobre o "Primeiro Jornal", se entender que assim deve ser, a Band irá alterar todo o seu formato ou até criar outro jornal no lugar dele. Tem todo o direito disso. Mas ninguém deve se deixar enganar. O problema da audiência, enquanto a entrega for da igreja, permanecerá o mesmo. Não há santo ou milagre capaz de alterar alguma coisa.

Fim de linha
O diretor Alexandre Avancini, no dia de hoje, coloca ponto final nos trabalhos de gravações da minissérie "José do Egito". Serão 28 capítulos no total. Avancini já tem como próximo compromisso a novela de Carlos Lombardi, mas que só terá a sua produção acionada em fins de maio.

Jornalismo - 1
A crise chegou ao jornalismo do SBT. Agora para viagens internacionais, reduziram a verba de alimentação pela metade. Quem carregar demais no prato vai ter que botar do próprio bolso.

Jornalismo - 2

Ainda no que diz respeito a viagens para fora do País, os responsáveis pelo jornalismo foram instruídos a procurar empresas ou escritórios, dos locais que serão visitados, para que paguem a alimentação das equipes. Isso é um vexame. E também só acontece no jornalismo.

Em produções e programas, como "Eliana" e "Domingo Legal", isso não existe.

Duplo comando

 
Bruno Laurence, a partir de hoje, vai ficar um mês no comando do "Globo Esporte - SP". Férias do Tiago Leifert. Na volta, além de retomar expediente no "GE", Tiago também vai se preparar para o novo modelo do "Central da Copa", em que irá dividir a apresentação com Alex Escobar. Este, porém, mais focado na parte de tecnologia, direto do Rio de Janeiro.

Bate – Rebate

• Hoje, no Projac, haverá uma reunião com todo o pessoal de "Saramandaia", próxima novela das 23h.
• A finalidade de tudo é tirar dúvidas do seu elenco e também transmitir novas informações.
• Amanhã, porém, em fazendas de Bananal-SP, começam as gravações movimentando os personagens de Lilia Cabral e José Mayer.
• Também em relação a "Saramandaia", a direção da Globo já definiu sua data de estreia.
• O primeiro capítulo irá ao ar no dia 24 de junho - uma segunda-feira.
• Portanto, nesse dia deve cair a exibição de "Tela Quente", ou então entrar mais tarde.
• Ricardo Linhares, autor da nova versão de "Saramandaia", informa que já na primeira semana da macrossérie, como se refere a ela, o telespectador receberá todas as informações de seus personagens.
• Cita, como exemplo, o lobisomem de Gabriel Braga Nunes, que surgirá transformado em cenas de flashback.
• Percebe-se, na Globo, que há um grande entusiasmo no que diz respeito à qualidade da novela "Flor do Caribe".
• Tanto em relação às imagens, sempre muito bonitas como no próprio conteúdo. Existe uma história sendo contada.
• Lulu Santos vai cantar o tema de abertura da novela "Sangue Bom", próxima das 7, na Globo.
• "Toda Forma de Amor" é a música escolhida, num trabalho do Lulu com o grupo "Sambô".

C´est fini

Roberto Justus não vai acabar com o seu programa de entrevistas, agora que a Record oficializou a volta de "O Aprendiz". Entende-se que um em nada irá comprometer a existência do outro.

Silvio de Abreu entregou, na semana passada, o último capítulo da novela "Guerra dos Sexos". Aliás, Silvio e seu colaborador, Daniel Ortiz, poderão trabalhar num texto da autora Andrea Maltarolli, falecida em 2009. Trata-se de uma história que poderá ser adaptada para os dias atuais. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! (Flávio Ricco)

Gugu: sem anão, audiência baixa
Depois de duas semanas consecutivas na liderança, o programa do Gugu voltou ontem a ocupar seu lugar habitual na briga pela audiência dos domingos. 


Sem explorar o anão que lhe deu o primeiro lugar nos dois domingos anteriores, sua audiência foi pequena: ontem, registrou sete pontos na Grande São Paulo, de acordo com números prévios do Ibope, o bastante para lhe dar um empate contra o SBT (na semana passada, por exemplo, alcançou treze pontos). 

A Globo liderou com dezesseis pontos. Por Lauro Jardim

Imprimir artigoGuardar como PDF
Postar um comentário
>