Imagem de Nossa Senhora surge em lenha de fogueira de São João

Um fato curioso vem chamando a atenção dos sertanejos desde o último domingo (23), véspera de São João. O agricultor Valdécio Silva Lins, 50 anos, acredita que a imagem de Nossa Senhora Aparecida surgiu em um pedaço de madeira no momento em que ele preparava a fogueira. O caso, que veio à tona apenas nesta sexta-feira (28), ocorreu no Sítio Branquinhas, na cidade de São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba, a 503 quilômetros da capital João Pessoa.

Desde então, dezenas de pessoas têm visitado o local para conferir de perto o fenômeno e renovarem sua fé. Valdécio contou que a imagem foi percebida pela sua filha, Raíssa Santos, no momento em que ele e sua família acendiam a tradicional fogueira de São João. “A gente nunca esperava um negócio desses. Ela me disse assim: ‘painho tem uma santa na fogueira’, mas eu nem liguei porque não acreditei. Quando joguei lá na fogueira, ela desabou e este pedaço ficou de fora. No outro dia, a menina chamou a mãe para ver que a santa continuava lá, pois não tinha se queimado”, relatou.
Ao perceber a imagem, no mínimo, curiosa, Valdécio pegou o pedaço de lenha e guardou. Logo depois, ele ainda tentou serrar a madeira em vários pedaços, mas, em todos, a imagem aparecia. “Foi então que eu decidi levar para o padre daqui da cidade. De início, ele achou que era uma coisa pintada, também não acreditou. Aí depois ele olhou direitinho e disse: ‘pois não é mesmo, não é pintado não’. Ai muita gente na cidade ficou sabendo”, afirmou. 



 A aposentada Diodete da Silva, 67 anos, foi uma dessas pessoas que fez questão de ir olhar a ‘santa’ na madeira. Porém, ela afirmou ser um fenõmeno relacionado ao fim do mundo. “Quando eu era pequena, meu pai sempre me falava. ‘Nós hoje não estamos vendo nada, mas quando for daqui para uma era de 2012, por ai acima, nós vamos ver coisas que vocês vão se admirar’. E hoje eu vi essa cena e relembrei das palavras do meu pai.

 É o fim de uma era”, disse. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil e venerada na Igreja Católica. Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

 Segundo a tradição católica, a imagem apareceu em outubro de 1717, no Rio Paraíba, aos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Após várias tentativas frustradas, a imagem da santa apareceu e milhares de peixes surgiram após o fato. Este foi o primeiro milagre atribuído à imagem.


São José de Piranhas é situado na extremidade ocidental da Paraíba. Pertencente à mesorregião do Sertão paraibano. Localiza-se a oeste da capital do Estado e ocupa uma área de 677,292 km². Sua população, recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, foi de 19.099 habitantes. Sua temperatura média anual varia entre 23°C e 30°C e, na vegetação, predomina a caatinga. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São José de Piranhas é de 0,612, considerando como médio em relação ao Estado.

 Portalcorreio

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...