UFPB fica entre as 25 melhores universidades do Brasil no ranking da Folha; UFCG fica na 40ª posição e a UEPB na 92ª

Na mais nova edição do Ranking Universitário da Folha de São Paulo, resultado de pesquisa feita diretamente com instituições públicas e privadas de ensino superior no Brasil e publicada nesta segunda-feira, a Universidade Federal da Paraíba aparece na 24º posição no ranking geral, crescendo duas posições em comparação à edição anterior do RUF. A pesquisa mede a qualidade em cinco pontos: Ensino, Pesquisa, Mercado de Trabalho, Inovação e Internacionalização. Na soma geral dos pontos, a UFPB fica entre as 25 melhores faculdades do Brasil. A pesquisa revela, no entanto, que apenas uma instituição do Nordeste - a Universidade Federal de Pernambuco - compõe a lista das dez melhores universidades do País. O restante vem do Sul e do Sudeste, sendo a USP a número um.


A UFPB recebeu, ao total, cerca de 75.94 pontos. A Universidade Federal de Campina Grande obteve pontuação que conferiu a 40ª posição no ranking geral. E a Universidade Estadual da Paraíba a 92ª.


Apesar de estar entre as 25 melhores, a UFPB conseguiu apenas a 44ª colocação quando analisada apenas a questão do Ensino, onde a Folha considera a quantidade de professores com Doutorado e com dedicação exclusiva, além de pesquisa direta com professores de 464 professores cadastrados pelo Inep-MEC.

No item Pesquisa, quando se analisa, entre outras coisas, o total de trabalhos científicos, quantidade de artigos publicadas em revistas da base Scielo e ainda a quantidade de recursos captados nas agências de fomento, A UFPB obteve a 28ª colocação no Brasil.

Seguida de Mercado de Trabalho (33ª), quando a Folha pesquisa responsáveis por Recursos Humanos de empresas instaladas no Brasil, Inovação (27ª), o número de pedidos de patentes, e Internacionalização (28ª), quantidade de citações internacionais sobre trabalhos de universidades brasileiras.

O ranking completo e informações adicionais podem ser vistas clicando neste:  

http://ruf.folha.uol.com.br/2013/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...