SESC PARTITURAS EM GUARABIRA, PRESTA HOMENAGEM AO GRANDE COMPOSITOR REGINALDO CARVALHO

O SESC Partituras presta homenagem no próximo dia 12 de setembro, ao compositor Reginaldo Carvalho, no SESC Guarabira, às 19h. Entrada gratuita.


Reginaldo Carvalho nasceu em 1932, em Guarabira-PB. Estudou com Villa-Lobos, Paul Le Flem e Pierre Schaeffer, tendo sido um dos pioneiros no campo da música eletroacústica brasileira, nos anos 60. Exerceu intensa atividade como professor, regente e compositor, possuindo vasta obra dedicada à música coral.
O canto coral foi o veículo de expressão musical mais utilizado por Reginaldo Carvalho ao longo da sua carreira como compositor e educador, razão pela qual compôs várias obras e produziu muitos arranjos, dedicando-os a diferentes corais, “para que as pessoas aprendessem a elaborar o gosto artístico musical”. (Carvalho, 2008, p. 10) Escreveu obras com uma grande diversidade de feitios, utilizando seus próprios textos, versos de autoria desconhecida, do cancioneiro popular nacional e regional, assim como poesias de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Coryna Rebuá, Hindemburgo Pereira, Irineu Guimarães e do cordelista Zé da Luz.
As composições de Reginaldo Carvalho para coro são, na sua maioria, curtas e sem muitas repetições. Algumas, à semelhança dos madrigais italianos renascentistas, são escritas de forma contínua, apresentando material rítmico, melódico e harmônico diferente em cada seção, de acordo com os versos do poema. Outras são estróficas. Geralmente, as obras são homofônicas e escritas para coro misto a quatro vozes (soprano, contralto,tenor e baixo). No entanto, Reginaldo também compôs para vozes afins.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...