Pesquisa aponta JP como a segunda capital em bem-estar urbano no Nordeste

João Pessoa é a capital que lidera o Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal) no Nordeste, elencado em levantamento feito pelo INCT- Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em todo o Brasil, a capital paraibana fica na 13º colocação entre as capitais e aparece entre nove com condições médias de bem-estar. Porém, quando o levantamento trata de infraestrutura urbana, a capital paraibana aparece entre 14 que têm condições ruins.



Dentre as 27 capitais, incluindo Brasília (Distrito Federal), 12 delas apresentam condições boas de bem-estar urbano, que são na ordem: Vitória (1ª), Goiânia (2ª), Curitiba (3ª), Belo Horizonte (4ª), Porto Alegre (5ª), Campo Grande (6ª), Aracaju (7ª), Rio de Janeiro (8ª), Florianópolis (9ª), Brasília (10ª), Palmas (11ª) e São Paulo (12ª).

São nove as capitais que apresentam condições médias de bem-estar urbanos: João Pessoa (13ª), Fortaleza (14ª), Recife (15ª), Salvador (16ª), Cuiabá (17ª), Natal (18ª), Boa Vista (19ª), Teresina (20ª), Maceió (21ª) e São Luís (22ª), são quase todas capitais de unidades da federação da Região Nordeste, com exceção de Cuiabá, capital do Mato Grosso (Região Centro-Oeste), e Boa Vista, capital de Roraima (Região Norte).

Aquelas que apresentam condições boas de bem-estar urbano, com exceção de Aracaju, capital de Sergipe, que se localiza na Região Nordeste, localizam-se nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

As capitais que apresentam condições ruins de bem-estar urbano são: Rio Branco (23ª), Manaus (24 ª), Belém (25ª), Porto Velho (26ª) e Macapá (27ª). Todas elas se localizam na Região Norte do país.

A pesquisa

O Ibeu Municipal foi divulgado no dia 21 de setembro e apresenta um levantamento inédito sobre as condições urbanas dos 5.565 municípios brasileiros, a partir da análise de dimensões como mobilidade, condições ambientais urbanas, condições habitacionais, atendimentos de serviços coletivos e infraestrutura. 

O IBEU-Municipal mostra que entre os maiores desafios do Brasil estão a infraestrutura e os serviços coletivos. Ao avaliar o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia, mais de 50% dos municípios estão em condições ruins nesses serviços.

“Os dados mostram que são grandes os problemas urbanos dos municípios brasileiros. Talvez o principal seja o da infraestrutura urbana (pavimentação, calçamento, iluminação pública etc), já que 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins, correspondendo a 2.579 como ruins (46,3%), e 2.516 como muito ruins (45,2%)”, diz o relatório divulgado

Segundo a pesquisa, outro grande desafio são os serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, atendimento adequado de esgoto, atendimento adequado de energia e coleta adequada de lixo), já que mais de 50% dos municípios apresentam condições ruins e muito ruins nessa dimensão.

http://portalcorreio.com.br/noticias...-NORDESTE.aspx

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...