Vereadores visitam estação de tratamento e atestam qualidade da água de Guarabira

Na manhã desta quarta-feira (29), uma comissão formada por cinco vereadores das três bancadas existentes na Câmara, fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Água da Cagepa, localizada na zona rural de Araçagi. O encontro serviu para dirimir dúvidas sobre a qualidade da água que é distribuída pela Companhia nas cidades de Guarabira, Araçagi e Pilõezinhos.


Os vereadores Marcelo Bandeira, Renato Meireles, Leonardo Macena, Renato Toscano e Michel do Empenho forma recebidos pelo engenheiro Adário Nóbrega, que responde pelo Regional do Brejo por ocasião das férias do gerente Edson Almeida e pelo químico responsável pelo tratamento no Regional, Márcio Cordeiro.

Na ETA de Araçagi, os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes as etapas do processo de captação de água bruta, passando pelo tratamento até ficar dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos sanitários. Márcio também expôs através amostras que a água distribuída não oferece nenhum risco à saúde da população e que diariamente são colhidas amostras nas residências das pessoas para fazer o controle sistemático da qualidade.

Adário Nóbrega fez um apanhado sobre os volumes de água existente nos mananciais que abastecem o sistema integrado e considerou que a situação é favorável. Ainda foi dito pelo engenheiro que na região apenas os sistemas de Araçagi e São Salvador, localizado em Sapé, possuem condições favoráveis e os demais encontram-se em racionamento ou em colapso.

Ao final da visita, os vereadores se disseram satisfeitos como o que viram e ouviram sobre o processo de tratamento e o cuidado que tem a empresa para oferecer água de qualidade aos usuários.

“Eu quero agradecer a forma como fui recebido pelos senhores, a maneira como foi apresentado todo o processo para tratar a água que chega às nossas torneiras. Acredito que é dessa forma que a gente pode contribuir com a cidade, buscando conhecer como funciona aquilo que é tão fundamental para todos nós que é a água. De minha parte, irei falar na Câmara do quanto foi importante essa visita”, disse o vereador Renato Toscano, líder do prefeito Zenóbio Toscano na Câmara.

Integrante da bancada dos girassóis, o vereador Marcelo Bandeira (PSB) disse que a Cagepa precisa abrir as portas para mostrar como é feito o tratamento, já que teve vereador criticando a qualidade da água consumida sem conhecimento de causa.

“Nós tivemos a preocupação de procurar a Cagepa, conversamos com Dr. Adário e marcamos essa visita. Confesso que fiquei impressionado com tudo que vi aqui. Não imaginava que passasse por todo esse processo até chegar ás torneiras. Todos os nossos colegas que vieram ficaram satisfeitos com as explicações. A qualidade da água foi contestada na Câmara e foi importante a Cagepa nos receber e mostrar que, de fato, a água é de qualidade e graças a Deus temos muita água, diferente de tantas cidades da região”, falou Marcelo.
Na próxima semana, os vereadores devem fazer visita à Estação de Tratamento de Esgoto, em Guarabira. Eles querem saber como é feito o tratamento, o destino que é dado e qual cobertura de tratamento de resíduos tem a cidade.

http://portal25horas.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...