IFPB inaugura campus em Itabaiana


Uma nova sede do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) será inaugurada nesta sexta-feira (29) no município de Itabaiana. Atualmente com cerca de 120 mil habitantes na cidade, o novo campus do IFPB já possui 210 alunos matriculados em cursos presenciais. A solenidade inauguração contará com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares,e a apresentação do poeta paraibano, Jessier Quirino.




Com a inauguração do campus de Itabaiana, o IFPB atende 32.974 mil alunos distribuídos em 21 campi da instituição no estado paraibano.

De acordo com o reitor do Instituto, Nicácio Lopes, a unidade faz parte do projeto de expansão da educação profissional do IFPB. “Já tínhamos uma sede provisória que funcionava desde 2015 em um prédio cedido pela Prefeitura de Itabaiana. Com a inauguração desta obra, que acontece na sexta, os alunos terão duas semanas de recesso e quando voltarem às aulas, já vai ser no novo prédio”, diz. A nova instalação fica localizada às margens da rodovia PB-054.

Atualmente, o campus oferece os cursos técnicos integrados presenciais em Eletromecânica e Automação Industrial e os cursos de Secretaria Escolar e Segurança no Trabalho, na modalidade de Ensino à Distância (EAD). A previsão é de que no início do ano de 2019 o campus atenda 300 alunos.

Ainda de acordo com reitor do IFPB, já foram investidos cerca de R$ 11,6 milhões na obra. “A nossa expectativa é pleitear junto ao Ministério da Educação um recurso em torno de R$ 1,2 milhão para que a gente possa prover o espaço mobiliário com equipamentos para ambientes administrativos e laboratórios”, afirma Nicácio.

Educação no interior
Para o reitor do IFPB, a expansão dos campi faz parte do projeto de interiorização da Educação Profissional. “Itabaiana figura uma das cidades pólos da Paraíba. Ela fica situada na região do Vale do Rio Paraíba, uma região composta por 12 municípios. A chegada do IFPB na cidade tem um impacto forte porque significa a oferta da educação profissional para a juventude desta região”,explica.

Ainda de acordo com Nicácio Lopes, a chegada do IFPB em Itabaiana faz com que os jovens possuam uma educação transformadora emancipatória. “Ela representa uma alternativa de transformação extraordinária para a juventude, principalmente a mais carente. É uma grande opção de formação para nossos jovens e o exercício de sua profissão”, esclarece o reitor.

A construção do campus definitivo em Itabaiana faz parte das cinco obras do IFPB, justamente com a construção dos campi em Esperança, Santa Rita, Itabaiana, Itaporanga, Santa Luzia e Catolé do Rocha, que fazem parte da Expansão III. A previsão é que até o primeiro semestre de 2019, todos os campi sejam inaugurados.


http://www.jornaldaparaiba.com.br/vi...fissional.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...