A primeira expansão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nesta gestão será a de Guarabira


“A primeira expansão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nesta gestão será a de Guarabira.”  Foi o que assegurou a Reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz ao receber do prefeito daquela cidade, Zenóbio Toscano, e de sua esposa, a deputada estadual Léa Toscano, em seu gabinete, nesta quinta-feira (10), o pedido de instalação da UFPB em Guarabira. 
 


 O prefeito guarabirense se dispôs inclusive a que a Prefeitura adquira um terreno escolhido pela universidade e o doe à UFPB para a instalação do campus universitário. “Nos dispomos a adquirir e doar um terreno à UFPB, por ela escolhido”, disse o prefeito.
  
 Feliz com o interesse da presença da UFPB naquele município, cuja região metropolitana engloba 25 municípios paraibanos, a Reitora explicou que uma minuta de solicitação desse novo campus universitário foi enviada ao MEC, que respondeu que numa primeira fase a prioridade será a consolidação dos cursos já implantados, ou seja, a qualidade dos cursos já existentes.
  
 “Numa segunda etapa, que deve começar a partir do mês de julho, iniciaremos efetivamente a discussão da implantação do campus da UFPB em Guarabira, que deverá ofertar vagas para os cursos de medicina, odontologia e enfermagem”, disse a Reitora.
  
 Como cidade polo de região metropolitana atendendo 25 municípios, a instalação do campus da UFPB naquela cidade favorecerá toda uma enorme região do brejo paraibano e inclusive de municípios do Rio Grande do Norte.
  
Ensino à Distância
  
 Ainda na UFPB, o prefeito e a deputada guarabirenses mantiveram contato com o professor Jan Edson Rodrigues, Coordenador Geral de Ensino à Distância da instituição, com quem discutiram a possibilidade de instalação em Guarabira de um polo presencial para cursos à distância. Entre outros cursos oferecidos estão os de licenciatura em matemática, computação, ciências biológicas e ciências naturais, explicou o Coordenador.
  
 Interessado na possibilidade de levar para Guarabira mais essa opção de ensino, o prefeito comunicou que estará determinando ao seu Secretário Municipal de Educação, Raimundo Macedo, que se reúna com o Coordenador Geral de Ensino à Distância da UFPB, buscando viabilizar essa conquista junto ao Ministério da Educação - MEC.

http://www.portalindependente.com

Imprimir artigoGuardar como PDF
>