População de Solânea realiza protesto pela municipalização do trânsito

 

SOLÂNEA (PB) - Aconteceu nesta quinta-feira (28) uma mobilização para a municipalização do trânsito em Solânea, brejo paraibano. O evento teve início às 15h na Praça 26 de Novembro. Com adesivagem em motos e carros, a sociedade solanense mobilizou-se em favor de um trânsito mais seguro por causa de mortes e acidentes que vêm ocorrendo com frequência no município.

A ideia do evento surgiu em uma conversa no Facebook entre três jovens: Danúbia Andrade, Sérgerson Silvestre e Eduardo Araújo. O motivo da mobilização foi a morte de um jovem solanense vítima de imprudência no trânsito, no mês de fevereiro. Logo o Conselho Municipal de Juventude de Solânea organizou-se e deu seguimento à ideia.
Na Praça principal, centenas de pessoas estiveram pedindo um trânsito melhor. Foi feito um Abaixo Assinado com a coleta de 500 assinaturas em apenas 2 horas. No Facebook foram 400 compartilhamentos em 3 dias, mostrando que a cidade abraçou de verdade esta causa.

Diversas organizações estiveram presentes como a ONGIFA, Fórum em Defesa de Solânea, Companhia Artística FascinART, Diário do Brejo (com a cobertura completa), ECC e os Colégios: Padre Geraldo e Celso Cirne. Dos 11 vereadores eleitos, 2 abraçaram a causa: Kessinho e Paulo Nunes. 

Professores se pronunciaram e cidadãos testemunharam dificuldades e perdas pela má organização do trânsito na cidade. Por outro lado, jovens, idosos e figuras conhecidas de Solânea estiveram incentivando a população através de discursos como Toinho Rocha, o cantor e compositor solanense Kelson Kizz e o padre José Carlos.

 A locução ficou por conta de Odilon Almeida (diariodobrejo.com) que diversificou a apresentação entre discursos, testemunhos, histórias e abordagens com pedestres e motoristas que trafegavam. A cidade provou que teve sensibilidade à causa que a beneficiará não somente com a diminuição de acidentes, mas com a preservação da vida.

Há no Facebook o grupo “Solânea quer Paz no Trânsito: Ativação da Municipalização do Trânsito Já!”. O internauta poderá ajudar ainda mais essa campanha participando do grupo e divulgando a ideia entre amigos. Agora é esperar para que os gestores tomem alguma providência e apresentem o projeto para aprovação na Câmara, porque os solanenses esperam atentos pelos resultados, desde outros tempos.

Do Diário do Brejo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...