Prefeitura e empresários discutem melhorias nos distritos industriais de Guarabira


Estabelecer novas diretrizes para empresas e para os distritos industriais de Guarabira foi o tema de uma reunião realizada nessa quinta-feira (21) com participação da Companhia Paraibana de Desenvolvimento (Cinep), prefeitura municipal e empresários da cidade. Durante o encontro, foram discutidas alternativas para as instalações das empresas e propostas de novas aquisições de terrenos.
Foto Alberi Pontes
Foto Alberi Pontes
Guarabira possui dois distritos industriais, com área total de 64 hectares, nos quais estão instaladas, atualmente, 14 empresas. Um diagnóstico realizado pela Cinep identificou que os projetos dos loteamentos industriais em Guarabira seguiram o planejado, no entanto, não tiveram acompanhamento da execução durante gestões anteriores. Por este motivo, há pendências a ser analisadas e, com o apoio da prefeitura, serão encontradas soluções para os distritos.
O grupo de trabalho da Cinep na reunião foi conduzido pela presidente da companhia, Tatiana Domiciano, e pela diretora de operações, Eriene Rafael. Também participaram o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, e os secretários municipais de Indústria e Comércio e o de Infraestrutura, Robério Arnauld e Marcos Diógenes, respectivamente.  Durante o encontro, os empresários fizeram consultas sobre novas ocupações de lotes, o que representará mais investimentos na cidade e o fortalecimento da sua economia.
A presidente Tatiana Domiciano reafirmou a proposição do Governo do Estado em fomentar a economia local e garantir condições de investimento para a iniciativa privada. “Esta reunião é marca da nossa preocupação com o desenvolvimento e com a garantia de que as funções dos distritos sejam cumpridas”, destacou a presidente.
“A mesa de negociação foi uma oportunidade para que os empresários apresentassem suas demandas diretamente à Cinep”, destacou o prefeito Zenóbio Toscano. Segundo o gestor municipal, há áreas no distrito industrial que podem ser mais bem aproveitadas e as análises feitas durante o encontro irão fundamentar possíveis mudanças.
A avaliação do encontro também foi positiva para o empresário Francisco Irismar. “Encontramos uma boa solução para instalar a nova planta da minha empresa. Será em um terreno mais acessível e sem que caminhões atrapalhem os outros empreendimentos”, relatou.
O empresário Tarcísio Meireles disse que o encontro para o ordenamento dos distritos de  Guarabira é uma reivindicação antiga dos empresários da cidade. “Resolver estes problemas era uma carência que tínhamos, e com diálogos como este é que podemos articular o crescimento do setor”.
Sobre as demandas dos empresários para pedidos de locação ou relocação, a Cinep recomendou a formalização das propostas para poder caminhar com os processos. A partir dos pedidos, serão conduzidas as negociações para que os projetos sejam concretizados e que Guarabira siga como referência econômica no Brejo e demais regiões da Paraíba.
ASCOM
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...