Engenheiro guarabirense desenvolve projeto que ganha destaque em nível nacional

O engenheiro guarabirense Joale Pereira, desenvolveu um projeto na empresa onde trabalha, (CAERN), no Rio Grande do Norte, que propiciará uma economia de R$ 54 mil por mês, aos cofres da empresa.

O projeto teve repercussão em vários órgãos da imprensa norte rio-grandense até chegar ao site do Procel, da Eletrobrás (órgão do Governo Federal, que é a referência no Brasil, no que diz respeito a trabalhos na área de engenharia).

O Projeto





Com objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizou ações de Eficiência Energética que propiciarão uma economia de R$ 54 mil por mês. O consumo reduzido pela Companhia mensalmente equivale ao fornecimento de 16 mil casas populares.

Em Mossoró, a ação de economia está sendo realizada pela Unidade de Desenvolvimento Operacional e Controle de Perdas (UCPM). A Companhia destaca que levar água para a casa dos consumidores significa depender da energia elétrica para fazer funcionar equipamentos e instalações que garantirão o transporte do produto, por isso é importante desenvolver medidas para reduzir o consumo de energia.


O engenheiro eletricista Joale Pereira, responsável pela implantação das ações, explica que para garantir esta economia foram adotadas medidas de análise nos processos de distribuição de água por poços e adutoras existentes na regional. Posteriormente foi realizada uma readequação tarifária dos contratos de energia destes locais. Outra atividade desenvolvida foi a instalação de Bancos de Capacitores.



Conforme a Caern, os capacitores são equipamentos instalados nos quadros de comando de bombas ligadas às Estações Elevatórias, responsáveis pelo bombeamento seja de água ou esgoto. Os capacitores são fundamentais para correção do fator de potência, garantindo o funcionamento correto dos equipamentos. “O fator de potência alto significa eficiência alta no consumo de energia, já um fator de potência baixo indica que a energia não está sendo aproveitada plenamente”, declara o profissional.

O engenheiro Joale Pereira explica ainda que a energia elétrica economizada nestas ações é suficiente para suprir o consumo de 16 mil casas populares. A economia obtida não traz benefícios apenas à Caern, mas ao meio ambiente através do uso racional de energia, evitando o seu desperdício.

Em uma empresa como a Caern, as ações de eficiência energética trazem significativa redução de custos, diminuição de perdas elétricas e aumento da confiabilidade operacional dos sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgotos.

Fonte: PROCELINFO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...