Saiba Quais Cidades Da Paraíba Estão Na Lista Para Receber Médicos Cubanos

A Paraíba tem 27 cidades entre as que devem receber os médicos cubanos que atuarão no programa Mais Médicos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (22). Nessa primeira etapa, 400 profissionais de Cuba serão distribuídos em 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum brasileiro ou estrangeiro inscrito na seleção.

De acordo com o Ministério da Saúde, as cidades da Paraíba que podem ter médicos cubanos nesta etapa são:
 Aguiar, Baraúna, Belém, Bernardino Batista , Boa Ventura, Brejo dos Santos, Damião, Desterro, Gado Bravo, Juru , Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Lavrada, Picuí ,Santa Cecilia, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Joca Claudino, São Francisco, São José de Princesa, São José  dos Cordeiros, São Vicente do Seridó, Serra Grande, Sossego, Taperoá e Teixeira.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na quarta-feira (21) termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê a chegada de 4 mil médicos cubanos até o final do ano
Nesta  primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao Brasil já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios ainda será definida.
A maioria das cidades que vão receber os cubanos, 68% deles, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país e 84% estão no interior do Norte e Nordeste, em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.
Brasileiros e estrangeiros
Segundo o Ministério da Saúde, 51 médicos optaram, no período de inscrição, por atuar na Paraíba pelo programa Mais Médicos. São 47 profissionais brasileiros e  quatro estrangeiros.
Dos 90 municípios paraibanos cadastrados no programa do governo federal, 29 deles serão contemplados pelos médicos que se inscreveram.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...