A 1ª residência com energia solar é da cidade de Patos

A Rua Projetada, Bairro Jardim Guanabara, vizinho ao Serrote de Chico Cirilo, em Patos, vai entrar para a história da Paraíba como sendo a 1ª residência com energia solar fotovoltaica interligada a rede no Estado.



 A casa pertence ao casal Macky Luan e Samara Maria Brito (foto) que investiram R$ 15.000,00 para ter o sistema instalado pela empresa Light Sol Energia Solar.



Durante esta quinta-feira, dia 17, técnicos da Light Sol fizeram instalação do painel fotovoltaico, que é o responsável pela captação da luz solar convertida em corrente elétrica contínua. Também foi instalado controlador de carga para estabilizar a energia recebida e um inversor, que transforma a energia contínua em corrente de energia alternada para os equipamentos da residência.

O técnico José Gomes deu detalhes para a imprensa de como funciona o sistema. “A partir do momento da instalação do sistema de energia solar e dos novos medidores disponibilizados pela Energisa, essa residência vai consumir e também fornecer energia elétrica para a rede. A energia que a casa não consumir vira crédito. Como o sistema solar vai gerar mais energia que a residência consome, os proprietários passarão de devedores para recebedores”, disse José Gomes.

Flávio Jardim, proprietário da Light Sol, relatou que o sistema gerará 100% da energia consumida pela casa. “Estamos atendendo as exigências de regulamentação existentes no país. A distribuidora vai instalar os novos medidores e a partir de então essa família vai pagar só a taxa de energia. Essa residência é padrão e o retorno do investimento é de 7 anos. Esse equipamento pode ser financiado em até 60 meses. O crédito gerado nessa residência poderá gerar créditos em outra casa”, disse Flávio.

As placas fotovoltaicas tem duração de até 27 anos, período em que o investimento já foi pago algumas vezes pela economia. Outra questão é que se está gerando uma energia totalmente limpa e contribuindo com o planeta. O sistema é ultramoderno e pode ser instalado em qualquer residência sem alteração na instalação elétrica existente.

Informações sobre o sistema podem ser obtidas pelo telefone (83) 3421-1694, ou na sede da empresa na Rua Pedro Firmino, 107, Edifício Milindra Empresarial Center, sala 609, Patos-PB.





Jozivan Antero – Patosonline.com

http://www.patosonline.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...