Cartaxo autoriza início das obras do Parque Casa da Pólvora no Centro Histórico


Serão investidos R$ 1,3 milhão divididos entre o Iphan e PMJP


Nesta sexta-feira, 18, será assinada a Ordem de Serviço para o início das obras do ‘Parque Casa da Pólvora’. A intervenção pretende resgatar o valor histórico e turístico do patrimônio e vai reunir recursos do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que totalizam R$ 1,3 milhão. A assinatura acontece às 9h no gabinete do prefeito Luciano Cartaxo.

“Estamos iniciando mais uma ação importantíssima na revitalização do Centro Histórico”, destacou o prefeito. “O início das obras na Casa da Pólvora demonstra que estamos trabalhando na perspectiva de criar um polo turístico, econômico, cultural e histórico na cidade. O Parque Casa da Pólvora dará a oportunidade para que o nosso povo e todos os turistas possam apreciar o pôr do sol de João Pessoa”, complementou.

O projeto do ‘Parque Casa da Pólvora’ inclui a restauração do prédio, que foi tombado em 2009 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional, além da construção de um parque ecológico em seu entorno. O complexo contará com espaço para um café cultural, um teatro de arena (que funcionará como anfiteatro) e uma sede administrativa. No prédio da Casa da Pólvora também haverá espaço para exposições.

De acordo com o coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Milanez Neto, o governo do prefeito Luciano Cartaxo está empenhado em devolver à população o Centro Histórico totalmente revitalizado. “Queremos devolver a história da cidade aos pessoenses e estamos empenhados para que isso aconteça”, destacou.

Segundo a diretora da Copac, Rosangela Regis Toscano, a PMJP ainda apostou na educação patrimonial e diagnóstico de Arqueologia preventiva. “Dentro desta perspectiva educativa, estamos trabalhando com funcionários que saberão o valor simbólico, cultural e patrimonial daquilo em que estão envolvidos. Isso é sinônimo de cidadania e este governo está comprometido com essa lógica”, completou.

http://www.wscom.com.br



Com a revitalização, a #CasaDaPolvoraJP, que teve o prédio tombado em 2009, contará com uma sede administrativa.


No prédio da #CasaDaPolvoraJP também haverá um espaço interno para exposições e um café cultural.


Imprimir artigoGuardar como PDF
Postar um comentário
>