Paraíba ganha caminhão baú no Dia Nacional do Artesão

Uma conquista para mais de seis mil artesãos cadastrados no Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). No Dia Nacional do Artesão, comemorado nesta quarta-feira (19), o Estado recebeu do Governo Federal, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o caminhão do tipo baú que será utilizado no transporte das peças nos eventos realizados no Estado e em todo território nacional.


Em solenidade realizada em Brasília, a coordenadora geral do PAP e primeira-dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, recebeu a chave do veículo das mãos do ministro Guilherme Afif Domigos, que fez a entrega simbólica a 26 Estados mais o Distrito Federal.
Logo após a solenidade, Pâmela Bório destacou a importância do veículo para os artistas paraibanos. “Vai facilitar a logística e ampliar as vendas dos artesãos, já que o veículo dispõe de mais espaço para o transporte das peças. Com o equipamento, teremos capacidade de ampliar o armazenamento e agilizar a participação nos eventos. Sem falar que teremos um meio de transporte próprio e apenas para essas finalidades”, comemorou.
Os caminhões serão entregues às 26 unidades da Federação mais o Distrito Federal nos próximos dias. Na Paraíba, segundo anunciou o ministro, a data de chegada será no próximo dia 9 de abril.  Os veículos são do modelo Atron 1719 Mercedes-Benz, 4×2, com cabine em aço, baú de alumínio e plataforma de elevação acoplada.

Incentivos - Na avaliação do ministro, o artesanato envolve milhões de famílias e gera muitos negócios pelo Brasil. “Esse artesão é um micro empreendedor e não pode suportar burocracia. Ele tem que viver da sua arte e nossa meta é promover uma política nacional para o artesanato”, explicou.
“Vale lembrar que o trabalho dos artesãos vai além das atividades manuais. Eles transformam objetos em arte. São responsáveis pela manutenção da nossa cultura e história. Para mim, é um segmento fundamental, que ultrapassa a importância econômica. Poder comemorar este dia é uma experiência gratificante”, reforçou Pâmela Bório.
Para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que também prestigiou a cerimônia, o artesanato também surge como alternativa de renda dos nordestinos para enfrentar os períodos de seca. “São homens e mulheres que precisam de segurança. Nesses trabalhos, eles colocam a alma e o coração”, observou a governadora.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também ressaltou a importância dos trabalhos manuais e parabenizou os artistas na ocasião da data comemorativa. “É uma arte que gera emprego e renda e divulga a nossa cultura pelo mundo. Com a chegada desse caminhão, estaremos mais fortalecidos e vamos fazer crescer o nosso artesanato”, enfatizou o governador.
O evento ainda contou com a participação de várias autoridades, entre elas, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto; e a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves, que agradeceu a iniciativa em nome dos beneficiados. “Queremos agradecer em nome de todos os artesãos brasileiros. O futuro do artesanato é brilhante e ainda teremos outras conquistas pela frente”, destacou Isabel.
Secom-PB

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...