Campi da UFPB terão internet de alta velocidade






Os três Campi da Universidade Federal da Paraíba, que não se localizam na capital, contarão com links de internet com velocidade de 100 Mbps, dentro do programa Veredas Novas.


O programa Veredas Novas disponibilizará links de comunicação de 100 Mbps, podendo chegar até 1 Gbps e interligará os campi à infraestrutura de conexões da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Hoje o sistema, no interior, atinge no máximo 32 Mbps.



As unidades da UFPB localizadas em Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape receberão em breve, cada uma, uma conexão direta com o Campus I, em João Pessoa. O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPB (NTI) informa que os equipamentos já estão em fase final de instalação e a ativação está prevista para final de junho.

Com o sistema totalmente em funcionamento haverá um significativo aumento na velocidade de Internet. O investimento em internet banda larga é uma reivindicação da comunidade acadêmica de todos os Campi do interior e contribuirá consideravelmente na melhoria das atividades acadêmicas e administrativas.

O acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a Telebras e a UFPB prevê ainda o uso da infra-estrutura em instalação para fornecer acesso de banda larga aos habitantes dos municípios onde a UFPB está instalada, cumprindo o que determina o programa de interiorização do acesso à Internet previsto no PNBL - Programa Nacional de Banda Larga, sem prejuízo da conexão de 100 Mbps com a sede da UFPB.


Fonte: Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ NTI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...