Guarabira ganha mais 6 viaturas da Polícia Civil para reforçar a segurança no brejo


governador Ricardo Coutinho entregou, nesta quinta-feira (9), em solenidade no Palácio da Redenção, 75 novas viaturas para a Polícia Civil, que serão distribuídas nas regiões metropolitana e delegacias. Além dessas, também estão sendo substituídas outras 12 viaturas. O Governo do Estado vai investir R$ 2,5 milhões ao ano na locação das viaturas, que, em caso de quebra ou avaria, serão substituídas por outras novas em no máximo 24 horas.


As viaturas ficaram expostas em torno da Praça João Pessoa e foram distribuidas para delegacias da região metropolitana de João Pessoa (26 viaturas), Campina Grande (14), Guarabira (6), Patos (5), Catolé do Rocha (3), Itaporanga, (2 viaturas), Cajazeiras (4),Itabaiana, Princesa Isabel (2), além de 1 para a corregedoria e 1 para o IPC de Guarabira.
O governador Ricardo Coutinho lembrou que um dos grandes problemas no início da gestão era a mobilidade das polícias com viaturas sucateadas e com pneus carecas, que impediam qualquer tipo de perseguição policial. “Estamos paulatinamente mudando essa realidade com a renovação de 90% da frota. Se uma delas quebra é prontamente substituída para servir à população. Tenho convicção que as polícias Civil e Militar devem ter as mesmas ou até melhor condição de mobilidade que os criminosos têm hoje. Que essas viaturas sirvam para construir e solidificar a credibilidade da policia e o sentimento de segurança da população”, afirmou.
Ricardo explicou que as viaturas serão distribuídas para as delegacias regionais para que possam cobrir os municípios com maior necessidade. Ele agradeceu a Polícia Civil todos os esforços empreendidos na sua função e que o Estado busca oferecer as melhores condições com armamento, fardamentos, munições, viaturas novas e potentes, reajustes e promoções e uma política integrada de segurança. “Mas temos desafios pela frente como as delegacias e presídios informatizados que faremos com recursos do Brasil mais Seguro, juntamente com o Paraíba Unida pela Paz”, observou.
O governador pediu que as polícias mantenham o compromisso de continuar quebrando a curva da criminalidade como ocorreu no ano passado, quando os homicídios foram reduzidos em 8,2% depois de 10 anos de crescimento consecutivo.
O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, afirmou que as viaturas vão atender as 10 regionais da Polícia Civil e melhorar o as condições para investigação e atendimento à população. “Nunca se avançou tanto em viaturas, espingardas, escopetas e estrutura para ação de segurança pública, mas isso por si só não resolve a criminalidade. É necessário também uma gestão pactuada com Minisério Público e a Justiça e o papel dos homens e mulheres que fazem a segurança no dia a dia”, enfatizou.
O procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, ressaltou que neste momento o Governo do Estado honra o compromisso de investir na segurança e na melhoria das condições de trabalho das policias. “Em 17 anos nunca vi uma política de segurança voltada para o governo. Não existe mágica para vencer a criminalidade, mas empenho e compromisso para a construção de um modelo de gestão integrada que envolve vários atores importantes que formam todo o sistema de segurança. Segurança não é só obrigação do Estado, mas de todos os atores e o Ministério Público tem a responsabilidade de dar este apoio às forças de segurança”, afirmou.
Participaram também da entrega das viaturas o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a delegada geral da Polícia, Ivaniza Olímpio, o presidente do Instituto de Polícia Cienntífica, Humberto Pontes, a deputada Gilma Germano, e os deputados João Gonçalves, Domiciano Cabral, Lindolfo Pires e Jutay Meneses.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...