Equipes ultimam preparativos para a inauguração da UPA de Cajazeiras

A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Cajazeiras, localizada por trás do HRC, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, será inaugurada no próximo dia 22 durante as comemorações de aniversário do município. Por isso o Estado e a Prefeitura estão agilizando os preparativos finais para seu pleno funcionamento. Os últimos equipamentos estão chegando esta semana e sendo devidamente instalados, além dos retoques definitivos na estrutura do prédio.


Nesta quarta-feira (07), a diretora do Hospital Regional de Cajazeiras, Maura Sobreira, liderou uma comitiva de secretários municipais e profissionais do HRC e da 9ª Gerência numa visita de vistoria às instalações da Unidade.

Os gestores e profissionais de saúde que ainda não conheciam a UPA de Cajazeiras ficaram surpresos com a estrutura interna do local, no que diz respeito a espaço, conforto e tipos de serviços que serão prestados 24 horas por dia, atendendo os 15 municípios que fazem parte da 9ª Gerência Regional de Saúde.
A UPA de Cajazeiras possui dimensões e aparelhagem equivalentes a um hospital municipal de pequeno porte. Os investimentos são do Governo do Estado da Paraíba, com colaboração da Prefeitura de Cajazeiras.

UPA… O que é?

Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência do Governo Federal em 2003, as Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. Elas ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, algumas fraturas, cortes, infartos, entre outros, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais. Elas também trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As UPA’s funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos como Raio-X, Eletrocardiografia, laboratório de exames, farmácia, leitos de observação, salas de inalação, entre outros, solucionando em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade, sendo liberado em seguida ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

Blog do HRC


http://www.blogdofurao.com/blog/equi...de-cajazeiras/
__________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...