Samsung lança relógio inteligente Galaxy Gear e Galaxy Note 3

A Samsung anunciou na tarde desta quarta-feira o lançamento do relógio inteligente Galaxy Gear. O dispositivo foi apresentado em evento para a imprensa na IFA, feira de eletrônicos que abre ao público de 6 a 11, em Berlim, na Alemanha. JK Shin, chefe da divisão de Dispositivos Móveis da companhia, também anunciou o novo Galaxy Note 3 e o Galaxy Note 10.1 2014 Edition. 

Os três produtos serão lançado em 25 de setembro simultaneamente em 149 países. Ainda não há informações sobre o Brasil.

O relógio inteligente roda Android 4.3 Jelly Bean e tem conexões 3G e Wi-Fi. É possível fazer ligações com controle de voz, acessar e-mails, redes sociais e realizar outras atividades online. Além disso, o gadget possui programas desenhados especificamente para ele, que podem ser baixados na loja da Samsung. Ele tem interação com os dois novos Galaxy Note lançados hoje, além do Galaxy S III, S4 e Note 2.

Samsung Galaxy Gear chegará a 149 países no dia 20 de setembro, antecedendo-se aos outros dois lançamentos desta quarta Foto: Reprodução
Samsung Galaxy Gear chegará a 149 países no dia 20 de setembro, antecedendo-se aos outros dois lançamentos desta quarta
Foto: Reprodução
É possível fazer ligações usando a tecnologia de S Voice. A funcionalidade de comando de voz também funciona para fazer perguntas como "vai chover amanhã" e para ajustar notificações e alarmes, por exemplo.



O Galaxy Gear, com tela de 1.63 polegadas de Super AMOLED,  possui autonomia de bateria de 25 horas, segundo a fabricante e tem o microfone e os altofalantes "estrategicamente posicionandos" na parte inferior do relógio. Por isso, basta levantar a mão e encostar o relógio ao ouvido para atender a uma ligação. O relógio também faz e recebe ligações, “sem precisar tirar o celular do bolso” – um mantra repetido por Mistry durante toda a apresentação.

Pranaw Mistry, chefe da divisão de Pesquisa da Samsung America, explicou o conceito por trás dos gadgets vestíveis, como o relógio Galaxy Gear, anunciado no evento. “Traz as tecnologias da próxima década”, afirmou o executivo. O aparelho, que se comunica com o smartphone que está guardado no bolso do usuário, será vendido em seis diferentes cores.

O relógio inteligente também tem uma câmera e um acelerômetro, que o permite responder a gestos. A câmera, posicionada na parte superior do corpo - a que fica na parte externa do braço - faz fotos rapidamente, bastante deslizar rapidamente o dedo para baixo.

O Gear terá 7 cores diferentes e é sensível ao toque. Para voltar, como não há botão de home, basta deslizar o dedo de cima para baixo. 
A Samsung afirma que ideia era acoplar a tecnologia disponível hoje em um acessório "simples e que usamos há um século". O relógio inteligente é feito de aço inoxidável

O Gear ainda tem o sistema Smart Relay, que conecta-se a dispositivos da sul-coreana e permite que, se o usuário recebe uma notificação no relógio e puxa o aparelho de tela maior do bolso, por exemplo, o smartphone ou tablet já carrega o conteúdo a que a notificação se referia. A integração funciona com os celulares Galaxy S4 e S3, com o Galaxy Note 2 e com os novos Galaxy Note 10.1 2014 Edition e o Galaxy Note 3.

O Gear possui também um aplicativo chamado Memographer, que faz vídeos e tira fotos com um simples arrastar do dedo na tela. O aparelho conta com uma câmera de 1,9 na pulseira do relógio.

"Eu posso tirar uma foto e enviar para um amigo em segundos”, disse Mistry. "Isso é o começo de uma nova era de realidade aumentada", garantiu. "As possibilidades de coisas que você pode fazer com o seu Gear são infinitas".

Galaxy Note 3
O chefe da divisão de TI e comunicação móvel da Samsung, JK Shin, apresentou o que chamou de “a próxima evolução na experiência do Galaxy Note” com a nova família de produtos.

David Park, chefe de marketing da sul-coreana, apresentou as novidades do aparelho, com o conceito de “ponto, círculo e caixa”. A nova caneta S Pen ativa funções executando esses comando na tela. O Air Comand, por exemplo, ativa coom um único clique um menu de contexto que ativa outras funções do aparelho, como Action Memo. Essa função transforma em texto e ações informações manuscritas na tela. Se um o usuário escrever com a S Pen na tela, ele pode ligar para este telefone diretamente da tela.



O novo aplicativo de anotações do aparelho permite compartilhar as informações entre aparelhos diferentes usando o aplicativo Evernote. O novo sistema de multijanelas pode fazer com que o mesmo aplicativo rode em janelas diferentes. Isso permite, por exemplo, conversar simultaneamente com dois amigos diferentes em aplicativos como o ChatOn.

“A Samsung é a pioneira nesta categoria de tela grande. Hoje, estamos prontos para puxar ainda mais”, afirmou o vice-presidente da Samsung Mobile, Menno Van der Berg. Segundo o executivo, pesquisas apontaram que os consumidores queriam fazer mais coisas com uma tela grande e com a caneta S Pen.

Aplicativo Scrapbook reúne notas e destaques feitos pelo usuário e permite busca por termos e símbolos Foto: Reprodução Aplicativo Scrapbook reúne notas e destaques feitos pelo usuário e permite busca por termos e símbolos Foto: Reprodução

Além disso, a função Scrapbook salva a informação que está na tela – uma página na web ou um vídeo,  por exemplo, em categorias, simplesmente circulando os dados na tela. Outro novo recurso é o S Finder, que busca por palavras-chave e até mesmo por símbolos desenhados no aparelho.

Outro recurso de janela é o Pen Window: ao desenhar um quadrado na tela, ele abre um aplicativo pré-definido no tamanho exato do desenho. Além disso, colocando duas ou mais telas do Galaxy Note 4 lado a lado, elas criam uma tela maior, divindo uma parte do conteúdo em cada uma delas.

"Criamos uma nova categoria, ao introduzir o novo Galaxy Note em 2011. Nossa inspiração veio de nossos clientes. Vocês disseram, 'queremos mais opções'. Vocês queriam telas maiores", drescreveu. "O Galaxy Note 3 nos leva ainda mais alto em um próximo passo", afirmou o executivo da sul-coreana. Shin destacou a segurança do novo Galaxy Note 3, com o Knox chegando globalmente aos produtos.

A câmera principal do Galaxy Note 3 tem 13 megapixels, e o flash LED agora é HCRI. As filmagem podem ser em Full HD (1080p) e até 4K, segundo a fabricante. O sistema de som tem tecnologia UHQA - sigla do inglês para qualidade de áudio ultra alta.

Novidade em termos de hardware incluem 3 GB de RAM e uma bateria de 3200 mAh, que a Samsung diz durar 13 horas e 10 minutos quando o Note é usado para reprodução de vídeo em HD.´A tela do dispositivo é Super AMOLED FullHD de 5,7 polegadas. A novidade no design fica por conta da textura na parte traseira do aparelho, que imita couro, em inúmeras opções de cores. Além das cores rosa, branca e preta, ele terá uma paleta de “cores do outono”, opções metalizadas e com designs criados por Nicholas Kirwood.



David Park mostrou também as novidades na nova geração do Galaxy Note 10.1, que pesa apenas 535 gramas e tem 7,9 milímetros de espessura. A tela tem resolução de 2560 x 1600 pixels e traz funções lançadas com o Note 3, como o sistema de multijanelas e todas as ferramentas de produtividade executadas pela S Pen no irmão menor.

Os produtos chegarão ao mercado global em outubro. O Galaxy Gear chega mais cedo, dia 20 de setembro, a 140 países.

O lançamento em Berlim foi transmitido ao vivo para Nova York. Um vídeo exibido antes do mestre de cerimônias Jason Bradbory subir ao palco mostrou o processo de produção de uma capa de couro – detalhe de destaque no design do aparelho - feita manualmente, passo a passo.

O jornalista viajou a convite da Samsung.


Terra   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...