Na Paraíba, Governo entrega equipamento que auxilia estudantes com deficiência auditiva

O Hospital Edson Ramalho iniciou nesta terça-feira (18) a entrega dos equipamentos com sistema de Frequência Modular (FM) para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos utilizarem na sala de aula e auxiliar na comunicação entre o deficiente auditivo e o professor. “Para o aluno, é entregue o aparelho e para o professor, um microfone, o que permitirá que o usuário com problemas auditivos escute a voz do professor sem nenhuma interferência. Melhora o aprendizado e evita que a criança e o adolescente fiquem à margem na sala de aula”, disse o otorrinolaringologista e coordenador técnico do Setor de Reabilitação Auditiva do Hospital, Islan Nascimento.


A entrega está sendo acompanhada pela fonoaudióloga da empresa fornecedora do equipamento, Juliana Morales. Ela disse que, em todo país, tem 130 serviços de saúde cadastrados e pelo menos 80 já começaram a fazer os pedidos. Cada aparelho custa para a instituição R$ 4.500,00. “A aceitação dos professores vem sendo muito boa porque o aluno com problemas auditivos passa a entender mais o que eles falam”, destacou.
Um dos primeiros a receber foi Rubistay Henrique Araújo, de 15 anos. Ele tem problemas auditivos desde um ano de idade. Mora em Cuité e há muitos anos recebe tratamento no Setor de Reabilitação Auditiva do Hospital Edson Ramalho. A mãe dele, Ana Cléa da Silva Araújo, acompanhou a entrega. “Pra mim está sendo uma grande alegria  porque é o melhor pra o meu filho”, agradeceu.


Para receber o aparelho, o estudante deve ter entre 5 e 17 anos, um mínimo de audição, estar matriculado em escola pública ou privada e ser encaminhado para o setor por qualquer serviço de saúde. “Aqui no Setor de Reabilitação Auditiva ele passa por atendimento de uma equipe multiprofissional formada por psicopedagogo, fonoaudiólogos, psicólogos, otorrinolaringologistas, enfermeiros, assistentes sociais, para avaliar a indicação e utilidade desse equipamento”, explicou o coordenador do serviço, Islan Nascimento.
O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. No ano passado foram entregues mais de 1.500 aparelhos auditivos e, para este ano, a previsão é de 2.500. Os equipamentos com Frequência Modulada vão sendo entregues de acordo com a demanda.
Outras informações podem ser obtidas no setor social do Hospital Edson Ramalho, que fica no bairro 13 de Maio, em João Pessoa, ou pelo telefone 3218-7801.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...